Corpo dos sonhos

Se você deseja um programa de treinamento persona...

O MAGO DO CORPO

 

O coach Roberto Bueno está no mercado fitness há mais de 10 anos. Sua carreira foi solidificada nos EUA, onde adquiriu licenças de personal trainer e personal nutritionist. Hoje, é reconhecido em mais de 29 países por oferecer um atendimento revolucionário: coaching on-line, um programa de treinamento personalizado, com sugestões de hábitos alimentares e metas pré-estabelecidas. Se você deseja mudar seu estilo de vida, confira a entrevista com esse especialista que transformou centenas de pessoas ao redor do mundo.

 

Sobre o Coach Bueno

 

LUXOR CONCEPT: Você é brasileiro. Qual é a sua cidade de origem?


Sim, nasci em São Paulo.

 

LUXOR CONCEPT: Qual é a sua formação?


Roberto Bueno: No Brasil, eu tenho CREF de provisionado na área de musculação (020427 PSP), fui membro dirigente da Federação Paulista de Musculação e diretor de arbitragem da mesma. Fui dirigente da NABBA Brasil (Federação Brasileira de Musculação) e árbitro também. Fui diretor da antiga FEPAM, na parte de treinamento de atletas. Fiz curso de capacitação técnica na área de nutrição para atletas de competição e também, suplementação. Tenho mais de 17 cursos assistidos na área de atividades físicas, direcionado ao público que pratica musculação. Fui técnico de mais de 200 alunos na área competitiva de musculação, que seria o body building fitness.

No exterior, meus cursos são Sport Nutrition, Nutrition Specialist, Personal Training, Health Coach, instrutor de boxe, instrutor de kich boxe. Sou habilitado e credenciado pela ISSA, Integrative Nutrition e pela Nasm.

 

LUXOR CONCEPT: Há quanto tempo está no ramo?


Roberto Bueno: Eu estou há 17 anos na área fitness, sendo que já faz quatro anos que a Bueno Concept está aberta, atendendo no segmento de Health Coach.

 

LUXOR CONCEPT: O que é o Health Coach?


Roberto Bueno: É um técnico em nutrição, que pode atender casos mais simples, de pessoas que não possuem nenhuma patologia e nenhum acompanhamento médico. Ou seja, pessoas com a saúde plena que buscam a reeducação alimentar e a cronobiologia alimentar.

 

LUXOR CONCEPT: O que o impulsionou a seguir essa carreira?


Roberto Bueno: Por influência de amigos que praticavam a musculação. Nós conversávamos sobre vários assuntos e um deles chegou a cogitar a faculdade de educação física. Na época, havia a possibilidade de se formar em técnico em nutrição que seria o provisionado. Eu me interessei, tirei o certificado de habilitação em provisionado e iniciei. Só que, com o tempo, percebi que a nutrição está acoplada à musculação e comecei a estudar essa área também.

 

LUXOR CONCEPT: Como e por que escolheu Miami para viver e trabalhar?


Roberto Bueno: Nós fomos para os EUA porque minha esposa, que é fisiculturista, disputaria uma competição. Isso acabou nos motivando a morar no local.  

 

LUXOR CONCEPT: Há quanto tempo está radicado nos EUA?


Roberto Bueno: Estamos em Miami há quatro anos.

 

Sobre a consultoria

 

LUXOR CONCEPT: Como surgiu a BuenoConcept? Foi planejado chegar onde chegou hoje ou as coisas foram acontecendo?


Roberto Bueno: Na verdade, havia um planejamento, pois o trabalho de coach on-line era e continua sendo algo normal nos EUA. Então, quando me mudei para Miami, estava decidido a trabalhar nesse ramo e fundar minha própria empresa, pois sabia que teria a possibilidade de atuar no mundo todo. Mas precisei me capacitar para isso, e tirei licença de personal nutrition e trainer, em entidades americanas.

 

LUXOR CONCEPT: Qual é o seu público-alvo e a faixa etária predominante? Existe limitação de idade para alcançar resultados concretos com a consultoria do CoachBueno?


Roberto Bueno: São pessoas que buscam qualidade de vida, mudança de hábitos. Em sua maioria é um público 60% feminino. Existe sim uma faixa etária predominante, entre 29 e 44 anos.

 

LUXOR CONCEPT: No que consiste a consultoria personalizada? Fale um pouco a respeito.


Roberto Bueno: Consiste em exercícios físicos e uma dieta específica, voltada para as necessidades e objetivos do cliente. Todos que procuram o serviço de coach devem ter conhecimento em musculação ou um profissional que o acompanhe nos exercícios físicos.

 

LUXOR CONCEPT: Qual é a prioridade dos alunos quando buscam por você?

 

Roberto Bueno: É muito variada, mas buscam bem-estar, mudança de vida, mudança de hábitos e saúde. O corpo bonito é uma consequência das mudanças positivas.

 

LUXOR CONCEPT: Como funciona o coaching on-line?


Roberto Bueno: É um atendimento personalizado que realizará a avaliação física e alimentar do cliente, indicando os nutrientes que podem estar presentes na dieta e os tipos de exercícios que vão compor o treino. É tudo cuidadosamente indicado.

 

LUXOR CONCEPT: Por qual motivo as pessoas possuem tanta dificuldade em cumprir uma dieta balanceada. Notamos que os clientes/alunos do CoachBueno conseguem resultados mais rápidos e conseguem ficar mais firmes na dieta, qual é o segredo?


Roberto Bueno: O segredo é tomar uma atitude própria. As pessoas que fazem isso conseguem mudar o universo delas. Sem dúvida o esforço dessas pessoas faz toda a diferença, como em tudo na vida. Se há dedicação, há resultados.

 

Você ainda tem uma forte ligação com o fisiculturismo?


Roberto Bueno: Não. Eu tive uma grande ligação. Hoje eu gosto, vejo minha mulher competindo, porém, não é meu carro chefe, desde 2012 eu não preparo mais atletas para competições, a não ser a minha esposa. E o porquê disso? Na verdade, o atleta de fisiculturismo quer ganhar a competição, as dietas são muito restritas, o esforço é muito grande, ou seja, a Bueno Concept vende um estilo de vida saudável e não um estilo de vida extremista.

 

LUXOR CONCEPT: Em quanto tempo seus alunos começam a notar resultados?
 

Roberto Bueno: Varia muito de pessoa para pessoa. Algumas notam a diferença em 40 dias, outras notam após 180 dias. Isso tem relação com uma série de fatores, como por exemplo, o estilo de vida, a carga de estresse, tem que verificar se a execução dos planos está sendo 100% fiel etc.

 

LUXOR CONCEPT: Além de um corpo bonito, quais são os demais benefícios que seu treinamento proporciona?


Roberto Bueno: O corpo estético é o último dos fatores. O primeiro trabalhado é o fator psicológico, depois é a saúde, por diversos fatores como condicionamento físico, cardiorrespiratório, controle de diabetes, estímulo da melhora do sono, estímulo da liberação da serotonina etc. Tudo isso é promovido por meio de uma boa atividade física e um plano alimentar.  

 

LUXOR CONCEPT: Vivemos um tempo de divulgação excessiva da imagem. E mesmo nesse cenário, você utiliza a divulgação via Instagram. Por que escolheu essa ferramenta?


Roberto Bueno: Isso aconteceu de uma forma natural. Eu fui me adaptando ao mercado.

 

LUXOR CONCEPT: Você também dá cursos e/ou palestras? Qual são os temas abordados?


Roberto Bueno: Sim. Eu dava cursos no Brasil. Nesse momento eu e minha equipe estamos preparando o mercado para iniciar palestras aqui nos EUA. E os temas sempre vão estar relacionados à qualidade de vida e health style.

 

LUXOR CONCEPT: Ficamos impressionados com sua capacidade de escrever textos altamente motivadores e persuasivos, que acabam contribuindo muito além da forma física, mas também na postura diante da vida e seus desafios cotidianos. O que o inspira a escrever tais reflexões?
 

Roberto Bueno: É um ensinamento passado de pai para filho. Meu pai adorava escrever suas reflexões e isso acabava me motivando. Outra coisa que gosto muito de fazer é assistir a biografias, então, eu vejo pessoas que atingiram o sucesso devido a grandes fracassos, e isso também me motiva a escrever. Eu gosto de ver a motivação das pessoas que superaram o que diziam ser impossível.

 

Vida de empresário

 

LUXOR CONCEPT: Você sempre desejou empreender?


Roberto Bueno: No Brasil eu já tive academia e foi muito difícil manter, devido à carga tributária. Então, precisei parar por um tempo, mas nunca desisti. Na minha cabeça, eu mentalizei que estava tirando férias da minha empresa, e com o tempo e o pensamento de empreendedor, a empresa acabou voltando para mim. Hoje, eu vejo a expansão da minha empresa em diversos segmentos e daqui dois anos, a Bueno Concept já vai ter outra cara, com outros diferentes assuntos.

 

LUXOR CONCEPT: Você tem planos para o Brasil?


Roberto Bueno: No Brasil, somente o trabalho de consultoria que estamos tentando instituir novamente, mas, acredito que em breve, voltaremos a dar palestras no país.  

 

LUXOR CONCEPT: Você se considera um homem de sucesso? Sente-se realizado no que faz?


Roberto Bueno: Toda pessoa que acorda pela manhã e tem onde morar e o que comer, eu considero uma pessoa de sucesso. Para mim, esse é o fator predominante. Eu ainda tenho a grande sorte de ter uma esposa maravilhosa, que é meu suporte e me faz crescer cada vez mais. Então, isso já me eleva. Mesmo se eu não tivesse a empresa, eu me consideraria um homem de sucesso, porque eu tenho um ambiente para morar, um alimento para comer e uma esposa para amar.

 

Dicas do Coach Bueno

 

LUXOR CONCEPT: Qual o seu conselho para quem vai iniciar uma atividade física?


Roberto Bueno: A primeira coisa é realmente entender que você não está fazendo um sacrifício, mas algo gratificante, ou seja, entender que você vai atingir uma melhora na sua saúde. Contudo, o cliente precisa ser 100% dedicado ao novo estilo de vida. Isso é o ideal, não só para o Verão, mas para a vida!

 

LUXOR CONCEPT: Como adquirir resultados mais rápidos, agora que estamos próximos do Verão?


Roberto Bueno: A melhor coisa é fugir das desculpas. As mulheres usam a TPM como desculpa para comer chocolate e o homem tem a desculpa de tomar cerveja por conta do estresse do trabalho. No dia em que a pessoa tomar consciência que ela não precisa disso para fugir da realidade e melhorar a saúde.

 

LUXOR CONCEPT: Você evita recomendar algum tipo específico de suplementação aos seus alunos?


Roberto Bueno: Sim, evito indicar pré-hormonais, termogênicos e outros. Muitas pessoas não sabem, mas esse tipo de suplementação pode desencadear síndrome do pânico e o efeito que esses produtos prometem, não são comprovados, então, as pessoas acabam se iludindo com valores de rótulos. Em contrapartida, eu acredito que a suplementação prescrita corretamente vai ajudar em grande parte nos resultados do cliente.

 

LUXOR CONCEPT: Pacientes com enfermidades crônicas, como a diabetes, possuem maior dificuldade na perda de gordura? A melhora no condicionamento físico demora mais para ser adquirida?


Roberto Bueno: Não. A pessoa que sabe controlar seu índice de insulina acaba tendo uma vida normal. Podemos citar também as pessoas com problema de tireoide. Quando tomam o remédio de forma correta, e respeitam suas restrições, acabam tendo resultados até melhores que o das pessoas que nunca tiveram nada correlacionado à saúde. Vale ressaltar também, que essas pessoas tendem a ser mais dedicadas que as pessoas sem doenças crônicas.

 

LUXOR CONCEPT: Como vencer a resistência à disciplina de se submeter a níveis de dificuldades, na busca por grandes resultados?


Roberto Bueno: Nesses casos, eu sempre aconselho a pessoa a descobrir o fator que está tirando o estímulo e para isso, nada melhor que um psicólogo. Muitas vezes, não é um fator alimentar mas, sim, emocional. Posso destacar que isso acontece com 90% das pessoas. Muitos atribuem a desmotivação à preguiça, ao excesso de trabalho, e na verdade essas causas não passam de desculpas, elas camuflam um trauma que precisa ser desvendado para que a pessoa possa melhorar sua qualidade de vida.

 

LUXOR CONCEPT: Existe algum exercício mental que você recomenda aos seus alunos para que superem o problema da falta de estímulo?
 

Roberto Bueno: Sim. Existe um exercício muito eficaz: a oração. Se você não pede ajuda para Deus, não é seu vizinho que vai ajudá-lo, muito pelo contrário, pode coloca-lo ainda mais para baixo.

 

LUXOR CONCEPT: Você se considera religioso?

 

Roberto Bueno: Em uma determinada época da minha vida eu estava estudando teologia no Brasil, portanto, eu não sou uma pessoa que defende bandeiras. Eu sou uma pessoa que acredita em Deus e acredito que se uma pessoa faz algo bom, volta para ela, da mesma forma que se faz algo ruim, isso também volta para ela. Consequentemente, se você está praticando boas ações, independente se for uma mensagem de texto, um sorriso, um aperto de mão, uma gorjeta, ajudar uma pessoa na rua com uma comida, relativamente sua vida vai melhorando aos poucos, diferente se você estiver perdendo tempo observando a vida do vizinho e tentando prejudicá-lo de alguma forma. É necessário olhar para frente, em vez de olhar para os lados, e tentar fazer pequenas boas ações que vão contribuir, não para o seu trabalho, mas diretamente para você. Eu acredito nisso.

 

LUXOR CONCEPT:  Para quem quer o atendimento expert do CoachBueno, qual o período médio de espera para conseguir uma vaga/consulta?
 

Roberto Bueno: A vaga na BuenoConcept, para atender a 29 países, tem demorado em torno de 6 meses na lista de espera.

 

 

 

LUXOR CONCEPT:  Para dar conta de uma lista tão extensa de países é necessário ter uma equipe?


Roberto Bueno: Sim. Mas vale ressaltar que apenas eu faço o atendimento aos clientes e monto os planos. Por isso, restrinjo o número de atendimentos. Todavia, conto com uma equipe bem estruturada, há o setor financeiro, o setor contábil, o departamento jurídico, a Maitê que cuida de outros setores da empresa e o patrocinador.

 

LUXOR CONCEPT:  Como conseguir ter o nome na lista de espera?


Roberto Bueno: A pessoa deve ligar no número disponível em nosso Instagram, cadastrar o nome no nosso sistema e, assim que possível, enviaremos a carta de apresentação.  

 

LUXOR CONCEPT: Qual a importância do sono na busca de resultados?

 

Roberto Bueno: Não somente o sono é importante, mas outros fatores também o são. Porém, acaba sendo uma faca de dois gumes, pois o excesso e a falta dele fazem mal. O excesso pode desacelerar o metabolismo e a falta pode prejudicar o sistema nervoso central. Então, é importante estar bem equilibrado.

 

 



Sobre o autor: Editora Luxor

Editora Luxor

Redação Editora Luxor