Disposição Perfeita

Aprenda como aplicar quadros nas paredes de sua casa e criar um ambiente harmonioso e deslumbrante, sem precisar de ajuda profissional

Escolher a parede em que você deseja posicionar um quadro parece ser uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem bom gosto, porém, existem regras de aplicação ideais para quem deseja dispô-los de maneira correta, transformado o ambiente em um local moderno e sofisticado. 
Assim como os espelhos, os quadros são elementos muito produtivos na decoração das paredes, mas precisam ser pensados com cautela. Não dá para ir espalhando molduras pela casa toda, tipo “quero um quadro moderno no hall de entrada, cinco quadros pop art na sala de jantar, três quadros retrô na lateral da escada, dois no lavado etc.”. No fim, quando percebe, a casa já virou um museu e perdeu toda a harmonia. Para que isso não aconteça, vale observar alguns aspectos:

Altura
A altura padrão para fixação de quadros é 1,60 m ou 1,70 m, pois é ideal para permitir uma boa visualização, independente da altura do indivíduo. Leve como referência o batente da porta: o quadro nunca deve passar esta altura.

Proporção
É obrigatório que o quadro seja proporcional à parede onde vai ser aplicado. Os quadros maiores devem estar em paredes grandes, para serem observados de longe e compreendidos em sua totalidade. Já os quadros menores devem ser aplicados em espaços que permitam a aproximação, para que os detalhes sejam notados. 

Alinhamento
Todos os quadros devem ser alinhados pela base superior ou pela base inferior e não precisam ter, necessariamente, o mesmo tamanho. 

Pontos focais
Se o ambiente possui um elemento chamativo, centralize o quadro baseado nesse elemento; essa forma evita criar dois pontos focais e gerar cansaço psicológico.

Fotografias
Se for montar uma parede de fotografias, é muito charmoso usar molduras de estilo e tamanhos diferentes.

Móveis 
- Existe uma medida padrão entre 25 e 30 cm acima do móvel;
- A gravura não pode ser pequena, pois o observador não poderá se aproximar muito;
- Os quadros devem preencher o espaço entre as duas pontas dos móveis.

Iluminação
Valoriza o quadro, mas cada material exige um tipo certo de luz, para evitar danos. As lâmpadas devem ser posicionadas a uma distância entre 50 cm e 60 cm da parede do quadro.

Disposição
- Devem ser organizados por temas e agrupados, pois valorizam o trabalho do artista escolhido;
- Quadros pedem moldura de madeira, a não ser que seja uma tela a óleo com tema abstrato, nesse caso não é necessário;
- Fotos devem ser organizadas por assunto e posicionadas em locais mais reservados e íntimos (corredores, escadas e quartos).

Na parede
No momento da fixação, deve ser levado em consideração o tamanho da parede, a posição dos móveis e a altura do pé direito (chão ao teto) da casa. A quantidade de quadros escolhida não pode poluir visualmente o ambiente. E os espaços decorados devem contrapor com os espaços vazios.
 
Mais de um quadro
A técnica para acertar na mistura de quadros é estudar a posição em que vão ser colocados, antes da fixação. O ideal é fazer um desenho, em escala, do ambiente e colocar a medida dos móveis. Após, é só desenhar os quadros com as medidas em escala correspondentes e recortar, testando as posições no desenho.
Outra opção é desenhar a medida real dos quadros em papel pardo, recortar e fixar na parede com fita adesiva, para ter uma noção mais realista da montagem. 


 

 



Sobre o autor: Editora Luxor

Editora Luxor

Redação Editora Luxor