Naturalmente Quente

Confira todas as vantagens concedidas por meio da instalação desse sistema que gera economia e valoriza o imóvel

Se para você a energia solar representava apenas um dia bem sucedido de bronzeado na praia, já passou da hora de mudar esse conceito, pois a mesma luz que aquece e mantém a vida no planeta pode ser aproveitada de forma muito mais eficiente para gerar economia e sustentabilidade, preservando-o.
A tecnologia permite que a energia do sol seja captada por coletores solares (placas de vidro)instalados no telhado das residências, retendo o calor solar para aquecer a água e, após, depositá-la em um reservatório.
Esse sistema está presente na sociedade desde os anos 70 com a crise do petróleo, mas de acordo com Carlos Alberto de Souza e Reginaldo dos Santos, sócios e proprietários da Star Aquecedores, seu uso não se popularizou devido o alto custo. Atualmente, o panorama mudou e esse material se tornou mais acessível. 
Os sócios compartilham a existência de diversos tipos de aquecedores para piscina, residência, indústria, clubes, academias, hotéis, hospitais e prédios, e afirmam que são muito vantajosos. “O aquecimento solar valoriza o imóvel e permite o retorno do investimento em até três anos”, ressaltam.
Ao construir ou reformar sua casa, vale a pena estudar essa opção que pode ser ótima para a natureza e para sua conta de energia. Se você deseja esclarecer algumas dúvidas, confira a entrevista concedida pelos sócios:

As pessoas que vão instalar aquecedores em suas residências devem se preocupar com as placas escolhidas? Existe diferença de qualidade entre elas? 
Sim,existe. As pessoas devem escolher tamanhos adequados, isolamentos eficientes e matéria-prima de qualidade para ser empregada na fabricação.

Esse sistema funciona independente da condição climática? Qual a eficiência?
Funciona, desde que instalado e dimensionado corretamente. Mas o nome é bem claro e jáse subentende que em dias chuvosos ou de muito frio, sem raios solares, será necessário o uso de apoio elétrico que já vem no equipamento.

Para o período de Inverno, existe algum tipo de armazenamento para que a água permaneça aquecida?
O reservatório térmico (boiler)vem com isolamento térmico para evitar perdas de temperatura da água já aquecida.

Quantos dias uma piscina leva para ser aquecida por esse sistema?
Depende do tamanho, se bem dimensionado, de um a dois dias o primeiro aquecimento.

As placas são resistentes? Possuem uma durabilidade positiva? 
Sim e possuem até dez anos de garantia. No caso das piscinas, as placas são fabricadas de polipropileno e não há problemas de corrosão (devido ao uso de produtos químicos para tratamento da água). 

Como definir a quantidade certa de placas que serão necessárias para aquecer a piscina? 
É necessário, aproximadamente, a área quadrada da piscina (o tamanho em metros quadrados) e analisar a região, se é fria ou quente.

Toda piscina pode receber esse tipo de aquecimento?
Desde que tenha espaço na casa de máquina para instalação, todas elas podem ser aquecidas.

Quais aspectos do projeto de construção os arquitetos devem levar em consideração para indicar esse tipo de aquecimento?
Se o telhado é favorável para a colocação dos coletores (placas) e direcionados para o norte. E, quanto à piscina, se ainda for ser construída, colocar ralos e retornos independentes.

Como as placas são posicionadas na cobertura das casas, existe algum tipo de telhado que impede esse projeto? 
Elas são instaladas diretamente nos telhados. Quando for telhado tipo calhetão será necessário colocação de suporte metálico para fixação.Como funciona o processo de instalação? É um processo fácil e rápido?
Quando a piscina já esta pronta, é necessário passar a tubulação até no telhado, onde serão posicionados os coletores. Mas, geralmente, o processo demora de um a dois dias.

Esse equipamento é ecologicamente correto. Falem um pouco a respeito.
Em comparação aos outros, como o elétrico, este evita a inundação de vales para obter energia elétrica, e comparando com o sistema a gás, evita poluição e vazamentos que geram acidentes.



Sobre o autor: Editora Luxor

Editora Luxor

Redação Editora Luxor