Segredos Revelados

Novo modelo redefine o conceito de sedã esportivo e apresenta uma arquitetura modular totalmente diferenciada

Muito mais refinado, o modelo XE é o primeiro Jaguar com direção elétrica, sintonizado para obter a máxima capacidade de resposta a um baixo consumo de energia. Além de apresentar um chassi mais sofisticado, foi projetado sob a perspectiva de uma nova arquitetura modular que atende a uma faixa maior de exigências relacionadas ao design.
O jaguar já tem uma rica história de produção, com modelos eficientes e designs sedutores, e o XE S, continua honrando a tradição da marca, pois constitui um autêntico carro de piloto com estrutura, aerodinâmica, condução e handing avançados. 

Estrutura
É o único carro da categoria com 75% de sua estrutura composta por monobloco de alumínio. Mas não pense que se trata de um alumínio comum, pois é uma nova e exclusiva categoria de liga de alumínio de alta resistência e rigidez à torção, dando um comportamento aerodinâmico mais seguro, bem como agilidade e respostas rápidas ao volante. 

Design
As formas finais resultam da projeção de 12 mil simulações digitais de dinâmica e muitas horas de processamento de dados. 

Ecológico
A leveza do veículo contribui com um menor consumo de combustível e menos emissões de poluentes. A liga de alumínio é produzida predominantemente com material reciclado. Até 2020, a meta de sustentabilidade do Jaguar é usar mais 75% de materiais reciclados. 

Infotenimento
Conta com controle de voz e uma tela de 8 polegadas que é sensível ao toque. É perfeito para usuários de Smartphones iOS e Android, pois permite a conexão com o veículo e o controle de diversas funções como a climatização, travamento e destravamento de portas e, até mesmo, ligar o motor. Fora isso, é possível acessar aplicativos por meio da tela sensível e localizar uma vaga no estacionamento, reservar um quarto no hotel, ou, realizar uma conference call. Você nunca mais vai ficar sem internet! Os sistemas avançados acompanham head-up display a laser, com imagens coloridas e de alto contraste no para-brisa. É um fator inédito!
Condução
Com um chassi de tecnologia sofisticada e uma construção leve, o veículo apresenta uma incrível dinâmica de condução e potentes opções de motores a gasolina ou a diesel (nova família Ingenium de motores refinados e eficientes). 

Engenharia automotiva
Com a tecnologia de um carro esportivo, a suspensão traseira é integral link, com um desempenho superior ao da convencional, fator que proporciona leveza, resistência, rapidez de resposta, controle e mantém a condução confortável e refinada. Já a suspensão dianteira double wishbone apresenta dirigibilidade e controle do mais alto padrão. Além de ser avançada, corresponde a uma conexão intuitiva com a direção. Há também a direção eletroassistida, um sistema de última geração que proporciona amortecimento variável da direção, facilidade de manobras, mesmo em baixa velocidade e habilidade para adaptar-se ao sistema Drive Control, bem como, uma série de recursos de segurança ativa e de assistência ao motorista.
O Jaguar ainda desenvolveu o recurso All Surface Progress Control, para vencer as dificuldades impostas por superfícies escorregadias, melhorando a tração, evitando a derrapagem e permitindo que o motorista não precise usar os pedais. 

Ficha técnica
Motor: V6 3.0 de 340 cavalos
Aceleração: até 250 km/h (limitados eletronicamente)
Comprimento: 4,67m
Entre-eixos: 2,84m
Largura: 1,85m
Altura: 1,42m
Peso: 1.474kg
Valor: ainda não divulgado, mas estima-se que não irá ultrapassar R$ 231 mil



Sobre o autor: Editora Luxor

Editora Luxor

Redação Editora Luxor